sexta-feira, 29 de junho de 2018

Estágios no Amapá - vagas abertas

O projeto “Quantificando os impactos da expansão de hidrelétricas e mudanças no uso dos rios sobre a biodiversidade na Amazônia Brasileira” está selecionando estagiários para auxiliarem no trabalho de campo na Floresta Nacional do Amapá, Amapá, a partir de setembro de 2018.

Os estágios devem ser de no mínimo 30 dias. As atividades que o estagiário poderá participar incluem: (1) censo de vertebrados ao longo de rios em barco motorizado; (2) monitoramento de ninhos de tartaruga de agua doce; (3) monitoramento de latrinas de ariranhas; (4) instalação e checagem de armadilhas fotográficas; (5) entrevistas com moradores locais;

Mais informações básicas do estágio, como aplicar, etc podem ser obtidas em
http://procarnivoros.org.br/index.php/oportunidades/ 


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Publicação recente demonstra que manejo comunitário de ninhos de tracajás é eficiente para a conservação da espécie

A mais nova publicação de pesquisadores do LECoV e da State University of New York (SUNY) compara as taxas de remoção de ninhos de tracajás (Podocnemis unifilis) por humanos em anos com e sem manejo comunitário em 33km ao longo do Rio Falsino no entorno da Floresta Nacional do Amapá e da Floresta Estadual do Amapá.

O trabalho conclui que quando houve o envolvimento da comunidade no trabalho de proteção de ninhos de tracajás houve uma redução significativa na remoção de ninhos, possibilitando recuperação populacional dessa espécie.

O trabalho contribui com dados significativos para ações de manejo e conservação dessa espécie que possui histórico de exploração por humanos na Amazônia.

O PDF do artigo pode ser acessado publicamente em https://peerj.com/articles/4856/