Desde final de outubro de 2013 estamos realizando um trabalho exaustivo de censo de vertebrados de médio e grande porte na grade do
PPBIO na Floresta Nacional do Amapá. Estão sendo utilizados métodos complementares como censo ao longo de transectos, armadilhas fotográficas e identificação de vestígios indiretos. Além disso, estamos caracterizando a estrutura da floresta e a disponibilidade de frutos, entre outras variáveis ambientais da área de estudo.
O mestrando Lincoln José Michalski, do
Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA está na comissão de frente do trabalho de campo na FLONA (Fig.1), pois os resultados desse trabalho serão o foco principal da sua dissertação de mestrado.
|
Lincoln instalando uma armadilha fotográfica na grade do PPBIO na Floresta Nacional do Amapá em Setembro de 2013. |
O projeto também conta com a orientação da
Dra. Fernanda Michalski e co-orientação do
Dr. Tadeu Gomes de Oliveira, além da contribuição de assistentes de campo da região, que estão sendo fundamentais para o sucesso do trabalho. O
ICMBIO também tem sido um parceiro fundamental, principalmente através do apoio do Érico e da Sueli, analistas ambientais que administram a FLONA do AP.
Os resultados preliminares estão sendo promissores (Fig. 2) e espera-se que ao final de dezembro de 2013 já seja possível respondermos algumas perguntas referentes a riqueza, composição e abundância da fauna de vertebrados em relação a heterogeneidade de habitat na FLONA do AP.
|
Foto de catitu (Pecari tajacu) obtida em outubro de 2013 na grade do PPBIO na FLONA do AP. |
Parabéns ao Lincoln e a todos os envolvidos no projeto, pois acredito que teremos excelentes resultados ao final desse estudo.
0 comentários:
Postar um comentário