quarta-feira, 26 de abril de 2017

Credenciamento de pesquisadora do LECoV no PPG Ecologia UFRGS

A professora Fernanda Michalski, coordenadora e fundadora do LECoV acaba de ser credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - https://www.ufrgs.br/ppgecologia/apresentacao/).

Dessa forma surgem novas possibilidades para alunos de pós-graduação, integrando regiões do Sul e do Norte (literalmente de Oiapoque ao Chuí).

A professora pode orientar alunos do RS que podem incluir componente de trabalho de campo na Amazônia em suas dissertações/teses. Da mesma forma, alunos do norte podem fazer mestrado e doutorado no sul.... São inúmeras oportunidades de integração!!
Print da pagina do PPG Ecologia UFRGS com lista de docentes, incluindo a Profa. Fernanda Michalski.
 O PPG Ecologia UFRGS foi criado em 1978 e atualmente possui conceito 6 (em uma escala que vai até no máximo 7) na avaliação da CAPES.

Como egressa do curso de ciencias biológicas e do mestrado em Biologia Animal, ambos da UFRGS o orgulho e sentimento em fazer parte dessa instituição como docente é enorme. Espero contribuir muito e quem sabe dar a oportunidade de que mais pessoas conheçam e se encantem com as belezas da Amazônia.

  

sábado, 22 de abril de 2017

Fique sempre atualizado! Não perca datas importantes!

O LECoV acaba de criar uma nova pagina no site do laboratório com um calendário que mostra as datas de eventos (defesas, aulas de qualificação), inscrições para editais, e outras datas relacionadas ao nosso grupo de pesquisa para voce ficar sempre atualizado!

 
A nova pagina fica disponível em http://fmichalski.wixsite.com/lecov/calendario e já alerta para o prazo de inscrição no processo seletivo para mestrado (turma 2017) do PPGBIO. O edital vai preencher vagas remanescentes e o LECoV oferta 3 vagas com os profs. Fernanda Michalski e Darren Norris.

Consulte nosso calendário e não perca mais nenhuma data importante!

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ainda deseja ingressar em um mestrado em 2017? Não perca essa oportunidade!

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) está com inscrições abertas de 20/04 a 03/05 para preenchimento de vagas remanescentes para a turma de mestrado 2017.


O LECoV oferece 3 vagas (1 com Fernanda Michalski e 2 com Darren Norris) neste edital.

Não percam essa oportunidade para ingressar em uma pós-graduação!

Mais informações sobre o edital e formas de se inscrever em http://www2.unifap.br/ppgbio/  

quarta-feira, 12 de abril de 2017

LECoV abre vaga para aluno de doutorado para trabalhar com lontras e ariranhas

Oportunidade:
O Laboratório de Ecologia e Conservação de Vertebrados (LECoV) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) procura candidatos para realizar doutorado em projeto com lontras e ariranhas. As atividades estarão relacionadas ao projeto que avalia os efeitos da construção de hidrelétricas no Rio Araguari e seus efeitos para a fauna de vertebrados de médio e grande porte.  


O que o LECoV oferece?
O LECoV oferece uma oportunidade única para estudos que avaliem o impacto de hidrelétricas na Amazônia por possuir um banco de dados de mais de 7000 km de censo em barco motorizado realizado antes da construção da barragem. O projeto também conta com apoio logístico. Os programas de doutorado possuem bolsas de estudo mas a obtenção das bolsas é um processo competitivo.

O que se espera do candidato?
O candidato deve ter habilidade para realizar atividade de campo no Amapá, motivação e interesse para trabalhar com esses carnívoros carismáticos e encantadores.


Onde o candidato a doutorado pode se inscrever?
Candidatos podem optar por se inscrever no doutorado em Biodiversidade Tropical da UNIFAP ou então no doutorado em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia para trabalhar sob orientação de Fernanda Michalski. Cada Programa tem seus requisitos e processos seletivos específicos.

Como os interessados podem se candidatar?
Os candidatos que tiverem interesse na vaga devem entrar em contato atraves do email lecov.br@gmail.com enviando link para seu CV Lattes e expressando seu interesse e motivação no próprio corpo do email. Os candidatos pré-selecionados receberão mensagens sobre agendamento de conversa via Skype.


sexta-feira, 7 de abril de 2017

Moradores de Porto Grande e outras cidades participam de audiência publica

Os pesquisadores Fernanda Michalski e Darren Norris estiveram presentes na audiência publica que ocorreu no dia 07 de abril de 2017 em Porto Grande (AP).
Cartaz de divulgação da audiência publica realizada em Porto Grande em 07 de abril de 2017.
Durante o evento, estiveram presentes muitos politicos, representantes de instituições estaduais e federais do Amapá e moradores da região de Porto Grande e de outros municípios.

Na ocasião, os pesquisadores do LECoV divulgaram atraves da entrega de folders impressos um resumo de parte dos resultados do projeto "Onde está meu tracajá?".
Folder produzido pelos pesquisadores do LECoV com fotos e informações obtidas durante as atividades do projeto de pesquisa financiado pela USAID.
 No ato da entrega dos folders muitas pessoas perguntaram mais detalhes e informações, especialmente sobre a situação das praias onde as tracajás colocavam seus ninhos e que agora ficaram permanentemente submersas devido a nova barragem construída por uma hidrelétrica. 
Pessoas lendo o folder entregue pelo LECoV minutos antes da audiência publica iniciar.

Aproximadamente 150 folders foram distribuídos para as pessoas presentes e foi uma ótima oportunidade para apresentarmos alguns dos dados mais importantes que obtivemos no projeto. 

Visão geral da audiência publica minutos antes de iniciar no dia 07/04/2017.
 Esperamos que o poder publico contribua para a preservação dos tracajás e todas as outras espécies da fauna e flora que ocorrem na região de Porto Grande e entorno, bem como no estado do Amapá. 

Como bem lembrado por vários deputados e vereadores, o Amapá é o estado mais preservado da Amazônia brasileira. No entanto, precisamos garantir que haja desenvolvimento sustentável no Amapá.    

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Procurando vaga em cursos de mestrado para ingressar ainda em 2017?

O Programa de Pos-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapa abriu novo processo seletivo para mestrado (ingresso ainda em 2017).

De 20/04 a 03/05 estão abertas as inscrições (http://www.unifap.br/public/index/view/id/8561).

O LECoV oferece 1 vaga com Fernanda Michalski e 2 vagas com Darren Norris.

Junte-se ao nosso time para trabalhar com ecologia e conservação de vertebrados na Amazonia.

Macaco-aranha (Ateles paniscus) visualizado durante trabalho de campo no Amapa.

sábado, 1 de abril de 2017

Equipe do LECoV trabalha 'molhada' em Março na FLONA

A equipe do LECoV acaba de retornar da FLONA-AP e se surpreendeu com o nível alto dos rios Araguari e Falsino.

Fotos da base do ICMBio na FLONA nos dias 27/03/2017 (esquerda) e 31/03/2017 (direita). O nível do rio baixou mais de 1.5 m em apenas 4 dias. 
Desde 2011, quando começamos o trabalho nessa região temos acompanhado o nível elevado dos rios na época chuvosa, mas o que surpreendeu mais nossa equipe foi a rápida baixa do nível da agua em poucos dias.

Durante nosso trabalho passamos por vários trechos nos rios Araguari e Falsino sob forte chuva, mas nada disso tirou nosso ânimo e a cada curva de rio em que visualizamos vertebrados de médio e grande porte ficamos mais e mais empolgados com o trabalho.
Preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus) visualizada na copa das arvores durante seu momento de aquecimento ao sol e alimentação.   
 
Guariba (Alouatta macconnelli) aproveitando o sol na copa das arvores.
Esse foi o primeiro trabalho de campo dos novos integrantes do LECoV e espero que eles tenham aproveitado cada momento e que assim como eu fiquem a cada dia mais apaixonados pela Amazônia e pelo Amapá. 
Herbert de Oliveira Barbosa (esquerda) e Andressa Bezerra Valerio (direita) em sua primeira atividade de campo na FLONA-AP e entorno.
Sigam nossas novidades em https://www.facebook.com/lecov.br/