sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

LECOV seleciona bolsista de Apoio Técnico

O LECoV seleciona 1 bolsista de Apoio Técnico (CNPq AT-NS) para atuar no projeto "Conflitos de conservação: Impactos das usinas hidrelétricas sobre a fauna de vertebrados na Amazônia brasileira".


Eira barbara (Irara) fotografada com armadilha fotográfica no entorno da FLONA-AP.

Podem se candidatar graduados em Ciencias Biológicas, Ciencias Ambientais, Geografia, e areas afins.

Interessados encaminhar email com manifestação de interesse e link para CV Lattes para lecov.br@gmail.com.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Registro de Tracajás em praias durante nidificação

Pela primeira vez estamos conseguindo registrar Tracajás (Podocnemis unifilis) nas praias durante a época de nidificação na Amazônia oriental.

Os registros vão auxiliar a conhecermos melhor os hábitos da espécie como período de atividade, influência de fases da lua, entre outras características que podem afetar o comportamento de nidificação dessa espécie.      

Tracajá (Podocnemis unifilis) registrado por armadilha fotográfica no entorno da FLONA_AP.  

Em anos anteriores o nosso grupo já havia tentado registrar as tracajás durante o período de desova, mas não havia conseguido sucesso. Esse ano, nossas armadilhas fotográficas registraram muitas fêmeas adultas nas praias durante o período noturno.

Aguardem e confiram as novidades nesse canal e na nossa pagina oficial do Facebook.      

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Novo Boletim do LECoV disponível para download

O LECoV acaba de produzir um novo boletim informativo. O Boletim de Novembro de 2018 conta um pouco das atividades que estamos desenvolvendo nos últimos meses. Essa é uma forma de divulgarmos nosso trabalho a todos os interessados e também a comunidade ribeirinha que acompanha e participa de nossos projetos.

Andressa Gomide (estagiaria do Instituto Pro-Carnivoros), entregando nosso Boletim a um morador da comunidade do entorno da FLONA-AP durante visita para entrevista. 
  O Boletim que é produzido a cada 3 meses, tem ampla divulgação e esta disponível para download no link abaixo. Fique a vontade para ler e entrar em contato conosco.

LINK PARA DOWNLOAD DO BOLETIM

Boa leitura!

Imagem do Boletim do LECoV produzido em Novembro de 2018.


terça-feira, 6 de novembro de 2018

Inscrições para a seleção turma mestrado 2019 do PPGBIO abertas

De 05 a 16 de novembro de 2018 estão abertas as inscrições para o processo seletivo turma mestrado 2019 do  Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical – Mestrado (PPGBIO), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

As inscrições são online e as provas podem ser aplicadas em varias cidades listadas no edital e em outras que os candidatos solicitem.
 O PPGBIO possui mestrado e doutorado e conceito 4 na CAPES. Alem disso, o estado possui mais de 70% de cobertura sob proteção na forma de alguma categoria de area protegida.

O LECoV oferta 6 vagas sob orientação dos professores Fernanda Michalski e Darren Norris.

O edital completo e mais informações estão disponíveis em http://www.unifap.br/public/index/view/categoria/7/page/2/id/10457.


sábado, 27 de outubro de 2018

Pesquisa do LECoV auxilia o Ministério Publico do AP a avaliar impactos ambientais no Rio Araguari

Os pesquisadores Fernanda Michalski e Darren Norris estão auxiliando o Ministério Publico do Amapa com estudos que revelam os impactos ambientais causados pela construção da barragem da UHE Cachoeira Caldeirão no Rio Araguari.

Para isso estão sendo utilizados dados de pesquisa conduzidos na região desde 2011, ainda antes da construção da barragem.

Os resultados da pesquisa estão refletindo na atenção da mídia e espera-se que medidas mitigadoras sejam realizadas para reverter o quadro de perda de areas de nidificação de quelônios de agua doce na região.      

Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo:

https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/cidades/estudo-cientifico-aponta-impactos-ambientais-no-rio-araguari-diz-mp-ap/ 
https://selesnafes.com/2018/10/estudo-aponta-desaparecimento-de-especie-apos-instalacao-de-hidreletrica/

domingo, 30 de setembro de 2018

Mais um video das nossas atividades no ar....

O LECoV acaba de publicar mais um video sobre as nossas atividades nos projetos de pesquisa aqui no Amapá.

O video retrata um pouco das atividades de pesquisa com as tracajás e com a comunidade local no entorno da Floresta Nacional do Amapá-AP.



Assistam ao video em https://www.youtube.com/watch?v=n8DE1uaRbDk&feature=youtu.be



sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Publicação do LECoV avalia uso de atrativos em estudos com mamiferos

A mais recente publicação do LECoV realizada na Tropical Conservation Science avalia o uso de atrativos em estudos com mamíferos na região neotropical nos últimos 30 anos.

O trabalho resultante da dissertação de mestrado de Herbert Duarte, orientado por Fernanda Michalski e co-orientado por Darren Norris avalia as substancias comestíveis e não-comestíveis que foram utilizadas nos estudos com mamíferos.

O link do artigo pode ser acessado em http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1940082918800665#_i1 .
Com base em 60 artigos publicados foi possível avaliar que a muitas substancias foram utilizadas, incluindo combinações de comestíveis e não-comestíveis, principalmente para estudos com carnívoros. O trabalho ainda avalia o uso de substancias para outras 7 ordens de mamíferos (incluindo voadores e não-voadores).

O artigo pode ser acessado na integra gratuitamente no site da Tropical Conservation Science atraves do link http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1940082918800665#_i1.

Boa leitura!

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Pesquisadora do LECoV colabora em disciplina no PPG Ecologia UFRGS

A pesquisadora do LECoV Profa. Dra. Fernanda Michalski ministrou a disciplina Ecologia de Paisagem em colaboração com o Prof. Dr. Fernando Gertum Becker no PPG Ecologia UFRGS no mês de setembro.

Essa foi a primeira participação da pesquisadora ministrando disciplina no PPG Ecologia UFRGS após seu credenciamento em 2017. "Foi um grande prazer e uma honra, retornar a universidade onde realizei minha graduação e mestrado, mas dessa vez contribuindo na formação de recurso humano no nível de pós-graduação", comenta Fernanda.

As aulas foram ministradas na sala Sala 114 do prédio 43422 no Campus do Vale e incluíram aulas teóricas e práticas no ArcGIS e no Fragstats.
Interior do prédio 43422 (Biociências - Ecologia) no Campus do Vale.
"Trouxe exemplos de paisagens da região de Alta Floresta, no estado do MT, que foi minha "porta de entrada" na Amazônia ainda em 2001", comenta Fernanda.

Alunos instalando o ArcGIS nos laptops, com a ajuda do Prof. Dr. Fernando Gertum Becker, no primeiro dia de aula.
"Foi uma experiência muito recompensadora e agradeço ao PPG Ecologia UFRGS e ao Prof. Dr. Fernando Gertum Becker pela oportunidade de ter contribuído na disciplina" comenta Fernanda.

Candidatos interessados em cursar mestrado e doutorado no PPG Ecologia UFRGS sob orientação de Fernanda Michalski podem procurar informações no edital do PPG que será lançado ainda esse mês. Mais informações sobre nossos projetos, publicações, e equipe podem ser encontrados no site do LECoV.





sexta-feira, 29 de junho de 2018

Estágios no Amapá - vagas abertas

O projeto “Quantificando os impactos da expansão de hidrelétricas e mudanças no uso dos rios sobre a biodiversidade na Amazônia Brasileira” está selecionando estagiários para auxiliarem no trabalho de campo na Floresta Nacional do Amapá, Amapá, a partir de setembro de 2018.

Os estágios devem ser de no mínimo 30 dias. As atividades que o estagiário poderá participar incluem: (1) censo de vertebrados ao longo de rios em barco motorizado; (2) monitoramento de ninhos de tartaruga de agua doce; (3) monitoramento de latrinas de ariranhas; (4) instalação e checagem de armadilhas fotográficas; (5) entrevistas com moradores locais;

Mais informações básicas do estágio, como aplicar, etc podem ser obtidas em
http://procarnivoros.org.br/index.php/oportunidades/ 


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Publicação recente demonstra que manejo comunitário de ninhos de tracajás é eficiente para a conservação da espécie

A mais nova publicação de pesquisadores do LECoV e da State University of New York (SUNY) compara as taxas de remoção de ninhos de tracajás (Podocnemis unifilis) por humanos em anos com e sem manejo comunitário em 33km ao longo do Rio Falsino no entorno da Floresta Nacional do Amapá e da Floresta Estadual do Amapá.

O trabalho conclui que quando houve o envolvimento da comunidade no trabalho de proteção de ninhos de tracajás houve uma redução significativa na remoção de ninhos, possibilitando recuperação populacional dessa espécie.

O trabalho contribui com dados significativos para ações de manejo e conservação dessa espécie que possui histórico de exploração por humanos na Amazônia.

O PDF do artigo pode ser acessado publicamente em https://peerj.com/articles/4856/







 

terça-feira, 15 de maio de 2018

LECoV seleciona candidatos a doutorado para edital do PPG - Ecologia INPA

O LECoV procura candidatos interessados em cursar doutorado sob a orientação de Fernanda Michalski no Programa de Pos-Graduação em Ecologia no INPA.

O curso foi classificado em 2017 com nota 6. 

As inscrições serão aceitas até dia 10 de junho para ingresso em agosto e até 10 de agosto para ingresso em outubro de 2018. 

Candidatos interessados devem entrar em contato por email (fmichalski@unifap.br) até 30/05 demonstrando interesse, experiencia anterior e link para CV lattes. 

Leiam o edital na integra antes de se candidatarem (disponivel aqui).


segunda-feira, 26 de março de 2018

Nova publicação de egresso do LECoV e colaboradores

O LECoV divulga com alegria a mais nova contribuição científica para o entendimento dos efeitos de expansão de hidrelétricas, desmatamento e mudanças climáticas sobre as espécies de anfíbios na Amazônia Brasileira.

O artigo "Combined exposure to hydroelectric expansion, climate change and forest loss jeopardies amphibians in the Brazilian Amazon" publicado na revista Diversity and Distributions possui como co-autores Yuri B. da Silva e Silva, Bruno R. Ribeiro, Fernanda Thiesen Brum, Britaldo Soares-Filho, Rafael Loyola e Fernanda Michalski.

Em geral, 54% das espécies com grandes níveis de endemismo na Amazônia vão perder áreas de distribuição devido a sobreposição com hidrelétricas. Mas dentre todos os efeitos avaliados, as mudanças climáticas são as que mais irão afetar as 255 espécies estudadas.

Yuri B. da Silva e Silva foi mestrando no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical da UNIFAP entre 2015-2017 e nesse período fez parte da equipe do LECoV. Durante seu mestrado, Yuri foi orientado por Fernanda Michalski (UNIFAP) e co-orientado por Rafael Loyola (UFG).

A publicação está disponível para leitura na íntegra no link https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/ddi.12745.

Boa leitura!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Observação de campo de equipe do LECoV publicada e disponível

A equipe do LECoV obteve uma observação interessante de um Tamandua-bandeira atravessando o rio Falsino no mês de setembro de 2017 no entorno da Floresta Nacional do Amapá.

Foto obtida em campo, em setembro de 2017, por Louisa Mamalis durante censo em barco motorizado. Fotos obtidas em sequencia, mostrando o comportamento da especie fazem parte da nota de campo e estarão em breve disponíveis a todos os interessados.
Com o objetivo de contribuir para o conhecimento e conservação dessa espécie Vulnerável e também para que os alunos de iniciação científica e de mestrado iniciem a experiencia de redigir artigos científicos os pesquisadores seniors do LECoV estimularam a publicação dessa observação na revista Edentata. A Edentata é produzida pelo grupo de especialistas em Tamanduás, Preguiças, e Tatús da IUCN.

A nota de campo, de autoria de Louisa Mamalis, Suenny da Silva, Andressa Valerio, Darren Norris e Fernanda Michalski acaba de ser publicada na íntegra em http://www.xenarthrans.org/newsletter/view/id/27.

Leiam e curtam nosso trabalho!