O LECoV divulga com alegria a mais nova contribuição científica para o entendimento dos efeitos de expansão de hidrelétricas, desmatamento e mudanças climáticas sobre as espécies de anfíbios na Amazônia Brasileira.
O artigo "Combined exposure to hydroelectric expansion, climate change
and forest loss jeopardies amphibians in the Brazilian Amazon" publicado na revista Diversity and Distributions possui como co-autores Yuri B. da Silva e Silva, Bruno R. Ribeiro, Fernanda Thiesen Brum, Britaldo Soares-Filho, Rafael Loyola e Fernanda Michalski.
Em geral, 54% das espécies com grandes níveis de endemismo na Amazônia vão perder áreas de distribuição devido a sobreposição com hidrelétricas. Mas dentre todos os efeitos avaliados, as mudanças climáticas são as que mais irão afetar as 255 espécies estudadas.
Yuri B. da Silva e Silva foi mestrando no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical da UNIFAP entre 2015-2017 e nesse período fez parte da equipe do LECoV. Durante seu mestrado, Yuri foi orientado por Fernanda Michalski (UNIFAP) e co-orientado por Rafael Loyola (UFG).
A publicação está disponível para leitura na íntegra no link https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/ddi.12745.
Boa leitura!
0 comentários:
Postar um comentário