sábado, 2 de abril de 2016

Censo em barco motorizado e avistamento de tracajás na época chuvosa

No mês de março de 2016 a equipe do LECoV realizou um total de 310.9 km de censo ao longo dos rios Falsino e Araguari em Barco motorizado.
Alvino (nosso piloto e assistente no projeto) e William Carvalho (novo pós-doc do LECoV) durante atividade de censo em barco motorizado no Rio Falsino (Foto: Fernanda Michalski).
Durante as atividades de censo, foram obtidos 32 avistamentos de 50 indivíduos de tracajás. Desse total, apenas 11 indivíduos era adultos e a maioria eram filhotes / juvenis (39).

Foto de tracajá adulto, obtida durante censo ao longo de barco motorizado no Rio Araguari (Foto: William Carvalho).

A equipe também realizou um levantamento e georreferenciamento de todas as casas com moradores residindo ao longo de cerca de 150 km nos Rios Araguari e Falsino. Foram georreferenciadas 73 casas, sendo que desse total, 70 estão localizadas no Rio Araguari.

Por ultimo, foi realizado um trabalho de levantamento de disponibilidade de troncos, pedras, e locais para que os tracajás possam tomar sol (como na foto acima) ao longo de cerca de 50 km no Rio Falsino e 9 km no Igarapé do Primeiro Braço. Esse trabalho consistiu de um exaustivo levantamento de 1 km em 1 km de extensão de rio, acompanhado de georreferenciamento com GPS no ponto central do Rio e filmagem de 360º para categorização e classificação de disponibilidade de substrato (vídeo abaixo). Nesse mesmo trabalho, também foram obtidos pontos com GPS nas duas margens do rio para calculo da largura (média, máxima e mínima) do Rio Falsino e do Igarapé do Primeiro Braço na época da chuva. Esses pontos também podem ser utilizados para validação e alinhamento de imagens de satélite da área de estudo.



Nos próximos meses a equipe irá continuar trabalhando para o monitoramento dos tracajás e outros vertebrados nos rios durante a época chuvosa.

0 comentários:

Postar um comentário